sexta-feira, 13 de outubro de 2017

História de Nossa Senhora de Lourdes

História de Nossa Senhora de Lourdes

Entre as inúmeras invocações a Virgem Maria, existem aquelas ligadas ao lugar onde seu culto foi iniciado ou onde ocorreram suas aparições. A invocação a Nossa Senhora de Lourdes está incluída nesta última categoria.

Na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous, indo apanhar lenha às margens do rio Gave, viu na reentrância de um rochedo, pela primeira vez, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17.

Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali se construísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. As curas obtidas através do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem puríssima, 

Nossa Senhora de Lourdes, 

que vos dignastes aparecer a Bernadete, 

no lugar solitário de uma gruta, 

para nos lembrar que é no sossego 

e recolhimento 

que Deus nos fala 

e nós falamos com Ele, 

ajudai-nos a encontrar o sossego 

e a paz da alma 

que nos ajudam a conservar-nos 

sempre unidos em Deus. 

Nossa Senhora da gruta, 

dai-me a graça que vos peço 

e tanto preciso (pedir a graça). 

Nossa Senhora de Lourdes, 

rogai por nós. 

Amém.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Veja o significado das vestes de Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes
  As aparições de Nossa Senhora em Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, no vilarejo de Lourdes, França. Bernadete Soubirus, 14 anos, foi a adolescente que viu a Virgem Maria, falou com ela, ouviu sua mensagem e a descreveu para a humanidade. Graças à descrição de Bernadete é que temos a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Vamos compreender seus símbolos.
  Desde Antigo Testamento, a cor branca é símbolo da pureza, santidade e inocência. O branco também é o símbolo da paz. Por isso, quando Nossa Senhora aparece de branco, ela anuncia a paz, a pureza de coração e a santidade que todos nós devemos procurar em nossa vida.
  O cinto azul de Nossa Senhora de Lourdes está amarrado à túnica branca, ligado a ela. O azul é o símbolo do céu. Nossa Senhora quer dizer com isso que o céu, a vida eterna junto de Deus está intimamente ligado a uma vida de busca de santidade e pureza de coração neste mundo.
  As mãos postas em sinal de oração na imagem de Nossa Senhora de Lourdes representa o pedido insistente da Mãe do Céu para que todos rezemos pela nossa salvação e a de toda a humanidade.
  O terço pendurado no braço direito de Nossa Senhora de Lourdes complementa a mensagem das mãos postas: a oração que nossa Senhora pede a todos é a oração do Santo Rosário ou, pelo menos, do terço. A Virgem de Lourdes pediu muitas vezes que os cristãos rezassem o terço para que grandes catástrofes fossem evitadas e para evitar que muitas almas se perdessem.
  O véu branco de Nossa Senhora de Lourdes significa que a pureza, a santidade e a paz devem estar também sobre nossa cabeça, ou seja, em nossa mente. Nossas forças intelectuais devem também estar puras, devem procurar promover a paz. Para isso, nossa mente deve ser alimentada com aquilo que é bom, com aquilo que eleva nossa vida e nosso conhecimento.
  A imagem de Nossa Senhora de Lourdes apresenta um símbolo diferente: sobre cada um dos pés da Virgem, existe uma rosa. A rosa representa a promessa messiânica, ou seja, representa a promessa que Deus fez de enviar um Salvador ao mundo. Estando sobre os pés de Nossa Senhora significa os passos da Mãe nos levam para o Salvador, seu filho Jesus. Maria nunca aponta para si mesma. Ela não busca e não precisa de glórias para si. Ela sempre aponta para Jesus. Ela sempre nos leva para Jesus, aquele que pode realmente nos salvar.
  Os doze raios representam as graças que a humanidade recebe a partir da Doutrina da Igreja, alicerçada sobre os doze Apóstolos. É uma confirmação de que a Virgem apareceu em Lourdes, também em nome da igreja de Cristo.
  A imagem de Nossa Senhora de Lourdes apresenta também uma frase que circunda a cabeça da Virgem. Trata-se de uma frase escrita em francês: “Je suis L’immaculée
Concepcion”.  Esta frase tem um significado profundo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.  Quer dizer que a Virgem Maria foi concebida sem o pecado original. Esta foi a grande mensagem de Nossa Senhora em Lourdes. O Papa Pio IX tinha dado esse título a Maria quatro anos antes. Bernadete, analfabeta, vivendo num vilarejo esquecido da França, não sabia o significado dessas palavras e este foi o sinal para que as autoridades eclesiásticas acreditassem. Esta frase dá todo sentido à vestimenta branca de Nossa Senhora em Lourdes: a Imaculada Conceição é pura e sem mancha desde o momento em que foi concebida no ventre materno.
Nossa Sra de Lourdes, Rogai por nós!